Aproveite as ofertas!

terça-feira, 19 de maio de 2015

Peixe no Sal Grosso

























1 peixe de +-1kg (pargo, vermelho, tainha, pescada ou outro) inteiro, com escamas, sem vísceras, aberto só na barriga. (se não couber na AF pode tirar a cabeça).
1 punhado de ervas frescas a seu gosto para preencher a barriga do peixe (nesta receita usei salsinha, cebolinha, tomilho, louro e coentro).
2 kg de sal grosso
3 claras em neve
2 batatas com casca e 1 tomate cortadas ao meio
Misture as claras em 2 kg de sal grosso para dar liga. Coloque as ervas dentro da barriga do peixe e costure ou feche com palitos. Forre o fundo da forma da AF com papel alumínio (sem o cesto aramado) de forma que o peixe possa deitar inteiro. Coloque um terço da mistura do sal no papel alumínio fazendo uma cama. Coloque o peixe e cubra com o restante da mistura do sal grosso moldando com as mãos para que fique completamente coberto. Coloque do lado as batatas e o tomate Programe 30 minutos a 180º. Como vai ficar sem o cabo na hora de puxar a forma da AF use uma luva. Quebre o sal, tomando cuidado para remover a casca do peixe e retire somente a carne do peixe.
Sirva junto com as batata e o tomate.
Opcionalmente sirva com um molho.
Dica de molho: Misture o sumo de 1 limão siciliano, com sal e pimenta do reino moída a gosto e um dente de alho amassado. Corte 1/2 cebola roxa em cubos pequenos, 4 tomates cereja cortados em 4, um punhado de manjericão, e regue com bastante azeite extra virgem, Colocar em uma molheira para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário